• Registrar
Home  //  Dependência Química
Sex, 16 de Setembro de 2011 09:38

Dependência Química

Escrito por  Administrador
Dar nota para esse item
(1 Votar)

PRODEQ -  Programa de Tratamento  Ambulatorial ao Dependente Químico


 

“Segundo definição da OMS, dependência química é: Estado caracterizado pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias químicas psicoativas com repercussões negativas em uma ou mais áreas da vida do indivíduo”.

Tal estado, assim como tal descontrole pode ser episódico ou permanente, mas tende a tornar-se progressivo com o passar do tempo. O cérebro jamais esquece a sensação provocada pela droga, sendo necessária total abstinência para a recuperação.

A dependência química é uma doença primária, crônica, progressiva e de determinação fatal. É uma doença multidimensional e multifacetada, ou seja, atinge o indivíduo em diversos níveis: Físico, Mental, Emocional e Espiritual

A Dependência Química é uma doença decorrente mais de uma pane na química cerebral do que um colapso do caráter. A Organização Mundial da Saúde – OMS define a dependência química como um estado psíquico e físico que sempre incluem uma compulsão de modo contínuo ou periódico, podendo causar várias doenças crônicas físico-psíquicas, com sérios distúrbios de comportamento. Pode também, ser resultado de fatores biológicos, genéticos, psicossociais, ambientais e culturais, considerada hoje como uma epidemia social, pois atinge toda gama da sociedade, desde a classe social mais elevada a mais baixa. A Classificação Internacional de Doenças – CID-10 define-a como transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

A Dependência Química não e um hábito, nem um vicio, nem um sintoma de transtorno da personalidade; é uma enfermidade primaria crônica, progressiva e de terminação fatal que afeta todos os aspectos da pessoa: físico, mental, emocional, espiritual e social requerendo uma abordagem que integre e intervenha em todos estes elementos em um tratamento global.

 

  • Tratamento  Intensivo Ambulatorial  dreamstime 2081151

O Tratamento Intensivo Ambulatorial, além de substituir novas  internações, é indicado para pacientes que se encontram em estado leve
da dependência e/ou tiveram recaídas. Visa preencher a lacuna existente entre a internação e  a reinserção de forma gradual do dependente às atividades laborais,  familiares e sociais.  O tratamento intensivo tem duração de 15 dias uteis e consecutivos, com duração de 4 horas.

 

    • Tratamento  Personalizado Ambulatorial

O Tratamento Personalizado Ambulatorial  visa respeitar o horário de trabalho do dependente. Tem por objetivo atender ao dependente  que  passou pela fase intensiva ou por  internação e está no processo  de manutenção da abstinência.  A programação contempla atendimento  especializado Individual,  Família e de grupo, com duração de seis (6) meses, podendo ser prorrogado por mais seis  meses.

 

    • Tratamento de Manutenção

Visando a manutenção do tratamento realizado, faz-se necessário que a pessoa dependente química seja assistida constantemente e sistematicamente, devido à cronicidade da doença. Sempre que surjam conflitos emocionais na vida dessa pessoa, o tratamento de manutenção oferecerá recursos de enfrentamento das dificuldades que possam deflagrar recaídas.

 

Última modificação em Dom, 20 de Novembro de 2011 21:10

Fazer um comentário

Campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.

Credenciamentos

credenciamento-novo

Nossa LocalizaçãoEncontre

 

Nossos Endereços:
R. Maria Eleonora Pereira, 520
Salas 102 a 105 - Ed. Rubi
Jardim da Penha - Vitória - ES
Tel.: 27 3225 8134

Av. Eudes Scherrer Souza, 1025 - Centro Empresarial da Serra
Salas 506 e 507
Laranjeiras - Serra - ES
Tel.: 27 3065 2806
Horário de Funcionamento (todas as unidades):
Seg a Sex de 8h às 21h
Sábados de 8h às 13h

News Letter

Assine nossa News Letter e receba nossos Informativos diretamente em sua caixa postal
Ir para o Topo